quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Tecnologia da educação

O laboratório de informática do Colégio Estadual Presidente Juscelino Kubitschek localizado em Nossa Senhora do Socorro-SE possui 18 maquinas todas conectadas à internet, através de um servidor instalado dentro da escola. As aulas no laboratório acontecem freqüentemente, com dois alunos por computador. Ao levá-los para o laboratório de informática o professor passa o conteúdo de pesquisa orienta-os e sai fechando a porta de chave, e elas ficam sozinhos realizando suas pesquisas.

A tecnologia educacional deve fazer parte do projeto político pedagógico da escola, projeto esse que define todas as pretensões da escola em sua proposta educacional. E é preciso, além disso, especificar com clareza o que está incluído no projeto político pedagógico da escola. A realidade tem mostrado cada vez mais a necessidade de a escola rever o seu projeto pedagógico, reconhecendo de forma crítica e adequada a presença das novas tecnologias na vivência do aluno fora e dentro do contexto escolar.

Na escola há uma política de informática educativa, só não é executada como esperávamos, pois achamos que deveria ser trabalhada com mais coerência e exatidão. A visita à escola foi muito gratificante, pois aprendemos sobre a inclusão da tecnologia e como é o acesso no laboratório de Informática da escola. Entretanto, dentro de nossa visão na escola a Internet é vista como ferramenta e sua característica mais importante é o acesso às informações, sendo que nem sempre esse acesso está vinculado à ações educativas.

Palavras-Chave: Tecnologia; Educação; Inclusão Digital.        

Um comentário:

  1. Sua 2ª nota foi 8,5 (4,0 do trabalho de campo + 4,5 do Blog). Continue evoluindo em sua trajetória acadêmica. Quero ainda ouvir muito falar de você.

    ResponderExcluir