quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Dinâmica de grupo

A Dinâmica De Grupo Na Relação Professor-Aluno é o processo empático da relação que conduz a entender a aplicabilidade de um saber científico nas mobilizações suscitadas no desejo do querer descobrir algo novo (novidade do conhecimento), pois a curiosidade e a criatividade manifestada pelo que “ainda não sei” e pelo “que sei” e “ainda tenho dúvidas” é gerador de uma construção conjunta onde professor e aluno descobre o aprender a apreender a cada instante. É nessa interação que se redefine a postura do educador e dos educandos. 
A dinâmica de grupo possibilita ao educador conhecer-se como pessoa, saber de suas possibilidades, desbloquearem resistências e ter uma visão clara sobre a importância do jogo e do brinquedo para a vida da criança, do jovem e do adulto. Sua formação oportuniza o professor não só o saber da sua sala de aula possibilita também, conhecer as questões da educação, as diversas práticas analisadas na perspectiva histórico, sócio-cultural. A escola não deve apenas transmitir conhecimentos, mas também preocupar-se com a formação global dos alunos, numa visão em que o conhecer e o intervir no real se encontrem. Mas, para isso, é preciso saber trabalhar com as diferenças: é preciso reconhecê-las, não camuflá-las, aceitando que, para conhecer o outro é preciso conhecer a mim mesmo primeiramente.
A partir de uma opção democrática, almeja-se resgatar o verdadeiro papel social da escola e do professor, isto pressupõe mudanças, seja no campo profissional, visto que, perpassa pelas questões de formação, remuneração e conseqüentemente valorização bem como, institucional que inclui número de alunos, espaço adequado e material didático satisfatório.
Vale salientar que são muitas as habilidades motoras que a criança adquire ao longo de seu desenvolvimento, ajudando-a a desenvolver competências nas diversas atividades do seu cotidiano. Desde muito cedo, possui um anseio natural para brincar, isto é, para por em prática suas habilidades que desabrocham em crescentes variedades de formas para explorar a si própria e o ambiente ao seu redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário